28 de abr. de 2011

PISCINA MUNICIPAL DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO TERÁ AQUECIMENTO SOLAR

A partir do mês de abril de 2011 os freqüentadores da piscina do Complexo Esportivo Armando Brandini, da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro vão contar com uma ajuda extra para manter as atividades durante os meses mais frios do ano. A OSCIP Desenvolvimento Local para Todos viabilizou o projeto de aquecimento da piscina, com sistema de aquecimento solar, através da captação de patrocínio, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Departamento Municipal de Esportes.

A OSCIP Desenvolvimento Local para Todos, entidade civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de Águas de São Pedro/SP, é formada por pessoas engajadas na viabilização de projetos que levem ao desenvolvimento sustentável do município, nos seus aspectos social, econômico e ambiental, identificados a partir de diagnóstico participativo junto à comunidade.

No segundo semestre de 2010, a OSCIP Desenvolvimento Local para Todos obteve a autorização da Prefeitura Municipal para viabilizar o projeto de aquecimento da piscina municipal e vários contatos com empresas tiveram início. A empresa H2O Soluções em Meio Ambiente e Água, da cidade de São José dos Campos/SP, acreditou no projeto e está financiando integralmente a sua implantação.

A piscina do Complexo Esportivo Armando Brandini da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro visa potenciar a prática desportiva, servindo a, aproximadamente, 2.690 habitantes. O Departamento Municipal de Esportes atende os munícipes através de aulas de natação e hidroginástica, para todas as faixas etárias. Entretanto, entre os meses de abril e setembro, quando as temperaturas são baixas, a falta de aquecimento da piscina impossibilita seu uso durante o citado período, correspondente ao outono e inverno. Apesar da existência de um aquecedor a lenha no local da piscina, o mesmo apresenta problemas com relação à poluição ambiental e ao uso excessivo de lenha, tornando-o ambientalmente inadequado. Pela falta de aquecimento da água, todas as atividades são canceladas, o que causa interrupções em programas de desenvolvimento de atletas ou a manutenção das atividades existentes.

No município de Águas de São Pedro há duas equipes que dependem da piscina para a manutenção dos seus treinamentos: a Equipe Aquática de Natação e a Equipe Tri&Runners de Triathlon. Diversos atletas podem realizar seus treinamentos apenas no horário noturno e, com a chegada do período de temperaturas baixas, o uso da piscina neste horário torna-se impraticável. O aquecimento da piscina beneficiará não somente estas equipes, mas toda a comunidade, que poderá usufruir deste equipamento durante todo o ano, aliando esporte, saúde e lazer.

A OSCIP Desenvolvimento Local para Todos propôs a instalação de um aquecimento eficiente e bem adaptado à piscina. No Brasil, o consumo de energia cresce gradativamente. Em 2008, o aumento chegou a 3,8%, comparado a 2007, segundo a EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Com esse crescente aumento, a busca por soluções alternativas torna-se necessária. Diante dessa demanda, foi proposta a instalação de um aquecedor solar para piscina, o qual é muito utilizado como solução de aquecimento, tanto pela economia que proporciona, quanto pelo fator ambiental de utilizar a energia do sol. Com o aquecedor solar, pode-se reduzir significativamente os custos com o aquecimento da piscina, pois as despesas de manutenção são bem menores comparados ao uso do aquecedor a gás, ou qualquer outro sistema de aquecimento para piscina.

Várias empresas de aquecimento solar foram consultadas e foi escolhido o sistema de aquecimento proposto pela empresa Discosol Ltda., fabricado na forma circular, com tubos de polietileno de alta densidade (PAD) e proteção de UV. Os discos serão instalados  no telhado da quadra de esportes localizada ao lado da piscina, onde a incidência de raios solares é maior e constante durante grande parte do dia, com acionamento automático do sistema através de sensor de temperatura. Com a instalação deste sistema, além do prazer de poder utilizar a piscina o ano todo, haverá também a garantia do produto por cinco anos, sem agressão ao meio ambiente.

Com este projeto, a OSCIP Desenvolvimento Local para Todos, a Prefeitura Municipal e o Departamento  Municipal de Esportes atendem a uma demanda dos munícipes que necessitam da prática de atividades aquáticas para a manutenção da saúde e para a manutenção da performance esportiva. Afinal, nossa cidade orgulha-se de ter diversos campeões esportivos que levam o nome de Águas de São Pedro a várias regiões do Brasil e do mundo.

0 comentários:

Seguidores