Quem Somos

Histórico

Em 2005, alguns empresários do município de Águas de São Pedro se reuniram e criaram a OSCIP Desenvolvimento Local para Todos, com o principal objetivo de dinamizar a atividade econômica, principalmente as atividades ligadas ao Turismo. Em 29 de agosto de 2005 foi realizada a Assembléia de Constituição Jurídica da Sociedade Civil Águas de São Pedro para Todos, que no ano de 2006 obteve a qualificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

No ano de 2005, a entidade elaborou seu planejamento estratégico, definindo os programas e projetos nos quais iria atuar. No período de 2006 a 2009, participou ativamente do PDTR – Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, do Sebrae, e do Programa de Desenvolvimento Local, do Senac São Paulo, pois estes programas tinham como foco o desenvolvimento do município através da união de forças locais, o que contribuiu para que a entidade tivesse uma maior inserção local.

No segundo semestre de 2009, passou a apoiar a equipe Tri&Runners de Águas de São Pedro, que pratica o triathlon. Os atletas locais vinham obtendo vitórias expressivas em competições regionais, nacionais e até internacionais, necessitando de uma estrutura jurídica para captação de recursos aos seus projetos.

A partir de 2010, a OSCIP Desenvolvimento Local para Todos decide pela atuação mais efetiva e inicia o trabalho de elaboração de diversos projetos, definidos a partir do Diagnóstico Participativo da Rede Social Águas de São Pedro, em cuja elaboração a entidade teve participação ativa.

Principais projetos/atividades realizados:
  • Evento “Gastronomia no Tempo do Império” (novembro de 2005)
  • Evento com Traditional Jazz Band, para arrecadação de recursos para a Equipe Tri&Runners (2009).
  • Apoio ao evento Concertos Piracicaba 2010, com a apresentação do grupo italiano Gli Archi Ensemble.
  • Termo de Parceria com a Prefeitura Municipal para cessão de área para a construção do Centro de Formação, Treinamento e Recuperação de Atletas (2010).
  • Termo de Parceria com a Prefeitura Municipal para a cessão de uso da área correspondente ao Parque Dr. Octávio Moura Andrade para a implantação do Projeto ReNascente, de requalificação do referido parque (2010).
  • Elaboração em parceria com a Prefeitura Municipal do projeto arquitetônico do Memorial de Águas de São Pedro (2009).
  • Inscrição do Projeto ReNascente no Programa Petrobras Ambiental (2010).
  • Inscrição do Projeto “Melhor Idade, Melhor Memória” no Programa Talentos da Maturidade, do Banco Santander (2010).
  • Inscrição do Projeto “Ser Ambiental” na chamada pública da Sabesp (2009).
  • Captação de recursos junto a empresas para triatletas da Equipe Tri&Runners (2009 e 2010).
  • Elaboração de portfólio de projetos para captação de recursos junto a empresas (2010).



Objetivos da OSCIP Desenvolvimento Local para Todos:
  • Promover o desenvolvimento sustentado do Município de Águas de São Pedro, por meio da colaboração neutra, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica;
  • Realizar e/ou apoiar eventos, campanhas, concursos, programas, projetos e ações concretas destinadas a promover e difundir os objetivos da OSCIP Desenvolvimento Local para Todos;
  • Promover a responsabilidade social empresarial, a ética, a paz, a cidadania, o voluntariado, a proteção ao meio ambiente, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;
  • Executar serviço de radiodifusão comunitária, para beneficiar a comunidade em diversos sentidos;
  • Executar projetos e captar recursos, parcerias e suporte técnico na área de esporte;
  • Elaborar e executar programas, atividades e projetos relativos ao meio ambiente, saneamento básico e reciclagem de lixo, segurança, cultura, artesanato, assistência social, turismo, lazer e desenvolvimento econômico e social.

Diretoria atual
Eleita em 29 de agosto de 2009:

  • Presidente Executivo: Roberto Saeta Moya
  • 1º Vice-presidente: Rosana Salete Grande de Souza
  • Secretário Executivo: Stella Maria Gonçalves Crescenti
  • Diretor Tesoureiro: Cristina Prado Rodrigues


A cidade de Águas de São Pedro

O município de Águas de São Pedro, Estado de São Paulo, localizado a 180km da capital é considerado um dos menores municípios do Brasil em extensão territorial, com apenas 3,7km2, formando limites com apenas um município - São Pedro. Não possui zona rural e sua economia é baseada no comércio e prestação de serviços, sendo o Turismo a principal atividade econômica. Também não possui cemitério e indústrias, para não poluir suas águas.
Sua população é de cerca de 2.690 habitantes, sendo 53% mulheres e 47% homens e cerca de 22% encontram-se na faixa etária acima de 60 anos. Pesquisa recente do IPEA apontou Águas de São Pedro como a cidade que apresenta o maior índice de capital humano, pois sua população tem elevada formação educacional e experiência profissional em altos cargos empresariais . 
Por ser uma Estância Hidromineral e Turística, possui infra-estrutura hoteleira, de serviços de alimentação e atrativos para atender à população flutuante de turistas e visitantes, de cerca de 360.000 pessoas ao ano.
A Estância Hidromineral de Águas de São Pedro é reconhecida nacionalmente pela sua qualidade de vida e pelo seu principal agente econômico, que é a  atividade turística. Devido à sua infra-estrutura urbana e IDH elevado, é uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Um outro ponto que merece atenção diz respeito ao seu planejamento urbanístico original, único em se tratando do urbanismo brasileiro, sendo a primeira estância hidromineral planejada do Brasil.
Apesar de seus indicadores favoráveis, recente diagnóstico participativo , elaborado com a metodologia de rede social com a comunidade local, demonstra que a cidade possui necessidades em diversos setores. Por ser um município de pequeno porte, sem indústrias, seus recursos oriundos de sua arrecadação municipal mostram-se insuficientes para atender a todas estas necessidades.
Assim, a OSCIP Águas para Todos foi implantada para desenvolver projetos que, através de parcerias com o poder público, iniciativa privada e sociedade civil, venham trazer as soluções apontadas por seus munícipes e que garantam o desenvolvimento local sustentável desejado por todos.
A história de Águas de São Pedro inicia-se com a busca de petróleo no Brasil, ainda na década de 20 do século XX. A então recém-criada empresa Petróleo do Brasil, presidida pelo Sr. Monteiro Lobato e originada do movimento “O Petróleo é nosso!”, inicia suas atividades de exploração em terras do município de São Pedro, interior do Estado de São Paulo, já no início da década de 30.
Entretanto, ao invés de petróleo, o que jorrou foi uma grande quantidade de água mineral e o Sr. Angelo Franzin instala o primeiro balneário em madeira. Entre 1934 e 1935, a região despertou a atenção do empreendedor Octávio Moura Andrade, que vislumbrou no local a oportunidade de construir um balneário para aproveitar as águas para tratamentos termais. Após a compra de terras e no auge da crise do café, abre a empresa Águas Sulfídricas e Termais de São Pedro S.A. e  contrata o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP – Universidade de São Paulo para realizar testes com as águas. Os testes mostraram a qualidade e a diversidade destas águas e foram identificadas três fontes, sendo que uma delas, a Fonte da Juventude, de água sulfurosa, possui o segundo maior teor de enxofre do mundo.
Tem início a construção da “Cidade da Saúde”, com a contratação de profissionais renomados como o Prof. Dr. João de Aguiar Pupo, que era Diretor da Faculdade de Medicina da USP, para a aplicação da Crenoterapia; o  Dr. Jorge de Macedo Vieira, para elaborar o projeto da cidade com o conceito de planejamento urbanístico e o Dr. Saturnino de Brito para implantar o saneamento básico da futura cidade. Dr. Jorge Macedo Vieira traz para o projeto o conceito de “garden city” (cidade jardim), o que torna a cidade bastante diferente das “cidades tabuleiros”, com suas ruas tortuosas e sem esquinas, com muita vegetação e espaços livres. Sua configuração orgânica, retratada no arruamento e na divisão em quadras irregulares, foge ao tradicional quadriculado urbano e tem origem no conceito urbanístico que permeou o planejamento de cidades no início do século XX, idealizado por Ebenezer Howard, no final do século XIX. Uma característica típica da cidade-jardim é a separação nítida das funções dentro da cidade: edifícios públicos concentrados em um local, residências em outro, atividades comerciais em outro, característica esta encontrada nas áreas destinadas a tais atividades na planta de 1943 de Águas de São Pedro. O projeto empreendido por Octávio de Moura Andrade se destinava à construção de uma estância turística e hidromineral modelar, motivado pelo poder medicinal das águas sulfurosas ali encontradas, no inicio da década de 1930.
Todo um contingente de pessoas e profissionais foi mobilizado para a construção desta cidade, uma das poucas planejadas no Brasil. Muitas pessoas acreditaram neste sonho do empreendedor Octávio Moura Andrade e o ajudaram a torná-lo realidade. A cidade foi inaugurada em 1940 e completou 70 anos em 2010. Sua emancipação política, com a criação do município deu-se em 1946.

Seguidores